Go to Top

Usabilidade

Usabilidade e web sites

Usabilidade é tornar seu site intuitivo para qualquer usuário.

Usabilidade é um termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica e importante. A usabilidade pode também se referir aos métodos de mensuração da usabilidade e ao estudo dos princípios por trás da eficiência percebida de um objeto. (fonte Wikipedia)

Quando um internauta não consegue efetuar uma ação qualquer em um site, seja buscar uma informação, efetuar um cadastro ou enviar um e-mail de contato, sua experiência torna-se frustante e o deixa com uma imagem negativa do site.O brand touchpoint, que se revela em cada interação do consumidor com a marca, sai extremamente prejudicado de uma interação negativa.

A usabilidade de um site pode constituir uma barreira intransponível para o usuário, dependendo do grau de interação dele com a máquina.Quanto mais o Magazine Luiza e as Casas Bahia cumprirem seu papel na inclusão social de levar o computador para as classes menos favorecidas e, assim, disseminar a internet pelo país, mais os sites precisarão se preocupar com a usabilidade de suas páginas.Para ler mais sobre usabilidade.

Um excelente e acessível livro sobre o assunto é o Não me faça pensar, de Steve Krug, que se trata a usabilidade de um jeito prático e “usável”.Vale a pena lê-lo para se aprofundar no tema sem muita delongas.

Como se beneficiar com a USABILIDADE?

Crie uma hierarquia visual

Um dos principais fatores para simplificar uma página é mostrar com clareza as relações entre os elementos dela. Para tanto, usamos as chamadas “dicas visuais”.

Algumas dessas dicas são:

Quanto maior a importância do tópico, maior sua visibilidade;
Relacione visualmente as coisas que também estão relacionadas logicamente: agrupe tópicos semelhantes sob um cabeçalho e mantenha áreas claramente definidas para cada seção do seu site.

Deixe as escolhas claras e simples

De acordo com Steve Krug em seu livro “Não me faça pensar”, não importa o número de vezes que os usuários devam clicar desde que cada clique seja uma escolha óbvia, ou seja, oferecer opções claras e simples dá maior segurança para quem está navegando por sua página.

Elimine palavras desnecessárias

Uma das mais atraentes características da internet é a agilidade que ela trás para nosso cotidiano. Quando acessamos um site não queremos perder tempo lendo informações desnecessárias, queremos apenas o necessário para atingir nossos objetivos com rapidez e eficiência, então seja sempre conciso e explicativo em suas páginas.

As pessoas não utilizarão seu site se não conseguirem andar por ele.

É um fato: se não soubermos navegar por um site, não o utilizaremos. Manter uma navegação simples e consistente é muito importante para a satisfação do usuário de um site. Alguns pontos importantes para deixar a navegação clara são:

Todas as páginas devem ter um nome e este nome deve ser equivalente ao link que cliquei para chegar até ela.

Mostre ao usuário onde ele está: definir a localização que a pessoa está na página oferece um senso de localização. Uma das melhores formas de fazer isso é usando BreadCrumb Navigation.

Deixe claros os pontos de entrada.

Pontos de entrada são os lugares por onde o usuário vai começar a navegar pelo seu site, pode ser uma caixa de pesquisa ou a lista de seções.

Deixe esses pontos visíveis e auto-explicativos para que as pessoas que visitam sua página saibam por onde começar e possam tirar o maior proveito possível do que seu site tem para oferecer.

E você? O que tem feito para melhorar a usabilidade de sua página ou da apresentação comercial? Envie suas dúvidas e sugestões pra mim por email comercial@agenciasi.com.br .