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Planejamento de Comunicação

planejamento de comunicação

Entendendo o Planejamento de Marketing

Seja qual for o tamanho da sua empresa, mesmo que você seja um profissional liberal, tenha em mente que é fundamental ter um planejamento de comunicação bem estruturado.

O planejamento de comunicação deve comunicar a missão, visão, valores e princípios da sua empresa, não apenas com uma placa empoeirada de política da qualidade pendurada na parede da recepção, mas deve ter alma, entusiasmo e ser acima de tudo verdadeiro, você e seus colaboradores devem tê-lo como filosofia de vida profissional.

O planejamento de comunicação deve apresentar o VALOR que a empresa tem para oferecer para os seus clientes através dos seus produtos ou serviços, é importante ter em mente que as pessoas compram VALOR AGREGADO, BENEFÍCIOS, SOLUÇÕES e você entrega PRODUTOS E SERVIÇOS.

 Você já fez o planejamento de comunicação deste ano? Revisou as ações deste trimestre? Como você define, organiza e controla o seu calendário de ações de marketing?

Eu gosto de trabalhar com os meus clientes elaborando um planejamento de comunicação anual, sempre flexível, sendo realinhado quando necessário e revisto sistematicamente a cada trimestre, porque isto permite avaliarmos os resultados, melhorar estratégias e alinhando previsões e resultados através de técnicas e ferramentas para identificação de ROI (retorno operacional do investimento)

Em Internet marketing mensuramos o valor do investimento em consultoria, execução das ações de marketing através de anúncios em links patrocinados, redes sociais, produção de conteúdo, SEO, e-mail marketing etc. E cruzamos as informações com os KPIs (em inglês Key Performance Indicator KPI, ou até mesmo como “Key Success Indicator” KSI) definidos no planejamento.

Os KPIs mais utilizados em Internet Marketing são:

  • Número de cadastro de leads no site;
  • Solicitações de orçamentos;
  • Ligações telefônicas;
  • Reuniões agendadas;
  • Vendas realizadas, etc.

 

Em internet marketing para cada tipo de ação você pode utilizar ferramentas gratuitas de web analise para mensurar resultados, comportamentos e descobrir erros em sua campanha re-alinhando a comunicação da sua empresa e evitando assim comprometer o resultado do investimento.

Três Ferramentas de web analise importantíssimas:

Marketing de Busca Google Analytics

A ferramenta Google Analytics é a mais importante para analise de estratégias e monitoramento de ações de Internet marketing . As devidas configurações permite que através do Google Analytics possamos identificar os produtos ou serviços mais procurados pelo público-alvo, identificar páginas e CTAs (Call to Actions traduzido em português Chamadas para Ação) que estão com baixo desempenho em termos de velocidade, segmentação, engajamento, captação de leads ou qualidade de acesso, analisar de quais ações e canais de mídia os visitantes do seu site e das suas landing pages foram gerados.

Google Analytics

Google Analytics

SEOMoz Analytics

Uma das principais empresas quando o assunto é Search Engine Marketing (SEM), em português Marketing de Otimização em Buscadores, sem sombra de dúvida é a  A Moz.com. O sistema MOZ ANALYTICS oferece um pacote completo para análise de páginas na internet. O Moz Analytics ajuda a sua empresa a monitorar estratégias de marketing nos mecanismos de busca, nas redes sociais, a atividade da sua marca na internet, links e marketing de conteúdo, tudo centralizado em um único painel de controle.

Moz Analytics

Moz Analytics

Redes SociaisTrueSocial Metrics

O TrueSocial Metrics é uma das melhores ferramentas para análise de métricas de desempenho sobre as redes sociais da sua empresa. O TrueSocial Metrics oferece centenas de informações, permite monitorar varias redes sociais simultaneamente e o mais importante permite calcular o ROI (retorno sobre os investimentos) em ações utilizando as redes sociais.

TrueSocial Metrics

TrueSocial Metrics

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